CENÁRIO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ ESPECIAL NO BRASIL

Postado em 13/12/2018 13:02:31 em Conteúdos



Uma matéria publicada no último dia 30 (novembro 2018) no site do CLIMATEMPO chamou a nossa atenção e provavelmente, a atenção de produtores e pessoas no geral ligadas ao mercado do café. 


A matéria é bem resumida. Nela consta a surpresa que os pesquisadores da Embrapa Territorial tiveram ao perceberem a expansão da produção cafeeira. Pelo que consta, este estudo foi feito na região do agronegócio de Mogiana, interior Paulista próximo á divisa com Minas Gerais.


Resumindo: o resultado do estudo foi surpreendente, pois constataram que a área de produção cafeeira naquela região quase dobrou, passando de 67 mil para 123 mil hectares. Se usarmos estes dados como uma amostragem de pesquisa, provavelmente os números proporcionais manterão atrativos, uma vez que o Brasil é hoje o maior produtor de café do mundo. 


Bom, mas o título está sugerindo uma análise especial da produção de cafés especiais, certo? Então vamos lá! 


De acordo com esta matéria, em visita ao local de estudo, a equipe da Embrapa constatou que o investimento se deu justamente na produção de cafés especiais, que são favorecidos pelo relevo e clima da região. O estudo constatou que cerca de 90% desses cafezais estão em terrenos com altitude superior a 800 metros. “O café de qualidade produzido tem maior valor no mercado. Com a margem de lucro ampliada, os produtores conseguem permanecer na atividade e até expandir as plantações”, analisa Carlos Cesar Ronquim, pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pelo estudo.


Sabemos que o cenário econômico por incrível que pareça, tem favorecido para a confirmação desses dados: o consumo de café cresce a cada dia, tanto a nível nacional quanto internacional. E o Brasil na posição de principal agente exportador mundial de café, agradece tais resultados, pois a tendência é de que os cafés especiais ganhem mais espaço no mercado, uma vez que, com a implementação de novas tecnologias, tem facilitado os processos de produção, o que favorece a comercialização, deixando um custo mais atraente ao consumidor final.


Fazendo uma analogia com outro produto mega popular, podemos comparar com a cerveja: da mesma forma que as famosas “Puro Malte” têm conquistado o gosto popular e estão cada vez mais ganhando mercado, com o café não está sendo muito diferente. Hoje o consumidor compra um café 100% Arábica com um preço muito mais atraente do que há alguns anos atrás. E quem é apreciador e conhece o mínimo de café, sabe que um café 100% Arábica é muito mais nobre e saboroso que um café comum! 


E olha que estamos falando apenas de café 100% Arábica! Se adentrarmos afundo no mercado de cafés especiais, das cápsulas que tiveram um boom no meio corporativo, do crescimento de cafeterias, ficaremos aqui até amanhã para citar como esse mercado chegou para ficar. Ou seja, definitivamente, o café especial é um excelente negócio! 


Concluindo sobre as informações do estudo da Embrapa, vale ressaltar aqui uma ação notável que eles tomaram pós-pesquisa: eles encaminharam os mapas comparativos da ocupação das áreas rurais para as casas da agricultura dos 125 municípios do estudo, alegando a importância de acompanhar e compreender a dinâmica da agricultura, para pode ajudar no planejamento dos governos locais e das cooperativas.


A Embrapa é Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. E a Embrapa Territorial é uma unidade temática da Embrapa que atua na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira. Criada em 31 de maio de 1989, então como Embrapa Monitoramento por Satélite, está localizada em Campinas (SP), munícipio considerado importante polo de ciência e tecnologia do país.


Nossas considerações


A Savassi Agronegócio como empresa intimamente ligada ao café especial, principalmente como Certificadora e como Escola de Capacitação, constata que este mercado realmente é um mercado promissor, constantemente em ascensão e altamente lucrativo. A prova está escancarada para quem quiser pesquisar. Basta entrar na internet e pesquisar notícias e matérias sobre cafés especiais, que encontrará uma infinidade de informações positivas e otimistas. 


Isso só nos faz termos a certeza de que estamos no caminho certo, emitindo selos de qualidade de cafés especiais como o UTZ Certified, como ministrando cursos de Classificação e Degustação de Café, Comercialização de Café, e agora, Especialização Q Grader (A Savassi se tornou em 2018 uma Escola Campus Training SCA para aplicação de exames de Certificação Q Grader Arábica). 


Ah, e só para constar, coordenamos concursos de qualidade de cafés especiais, através da nossa equipe de Análise Técnica, em laboratório próprio altamente equipado. E também emitimos laudos oficiais de classificação e degustação de café, nos protocolos SCA e COB.


Enfim, se você está no mercado do café, seja na produção ou comercialização e quer dar um salto no seu negócio: entre no mercado de cafés especiais! Não sabe como? Procure a Savassi Agronegócio! Nós sabemos como te ajudar!


Compartilhe

Comentários